sábado, 27 de fevereiro de 2016

Como será nosso futuro ?

Fico pensando no quanto mudei nos últimos 5 anos. 
Quando tinha 15, minha visão de vida era uma, completamente diferente. Eu já estava com o Rafa, mas era um namoro. E como naquela época eu não pensava muito no futuro, eu não tinha certeza de quanto tempo ficaríamos juntos.
Não me preocupava tanto com o mundo de fora, fazia minhas obrigações, meus deveres de casa, trabalhava, passava a tarde tomando tereré com minhas amigas, sem mais preocupações, entendem?

Cinco anos se passaram e eu mudei muito. Hoje estou casada, na reta final da minha faculdade, pensando no que fazer após terminar o curso, me preocupo em ajudar minha família, e tenho visto o mundo de outra forma. 

Tento entender como foi que tudo ficou tão diferente em tão "pouco" tempo.
 Hoje você tem que se preocupar em pegar um ônibus, pois no curto caminho entre sua casa e o ponto de ônibus você pode ser assaltado.
Me preocupo em ver que os jovens de hoje tem menos preocupações ainda do que quando eu tinha essa idade.
Vejo adolescente fumando, meninas engravidando, meninos virando criminosos, crianças sem se preocupar com sua vida escolar e mães chorando pelos erros dos filhos.

Queria entender como foi que o mundo se tornou o que é hoje.
Eu sonho eu ser mãe, claro. Ter minha família. Mas já me preocupo com o futuro de filhos que eu ainda nem tenho.
Fico pensando se daqui alguns anos o mundo voltará a melhorar, ou se ficará cada vez pior.

Sempre que posso, tento conversar com meus irmãos, primos, ou conhecidos. 
Tento saber no que esses jovens pensam e com o que se preocupam, tentando mostrar o verdadeiro sentido das coisas. Pois hoje, eles podem não ter preocupações e estarem pensando apenas em curtir a vida, mas e daqui a 5 anos? Será que eles pensaram da mesma forma? Ou será que eles olharam para trás e refletiram sobre tudo o que esta acontecendo?

Infelizmente vivemos em um pais que esta com sérios problemas. 
As pessoas andam desanimadas com o governo, nervosas pelo número de impostos, e querendo mudanças. 
Isso afeta toda a população, obviamente. Mas não é somente a economia e a política que estão me preocupando.
O que mais me deixa aflita, é ver crianças brigando em frente a escolas, é ver que a educação do nosso pais esta cada vez mais sensível. 

Dizem que as crianças são o futuro do país, e sinceramente, estou muito preocupada com esse futuro.
Claro, existem pais que educam, e muito bem, seus filhos. Ensinam os valores da vida e o que realmente vale a pena. O que é certo e errado.
Mas infelizmente, muitas crianças não tem toda essa estrutura familiar e acabando agindo de modo errado. 

Sei que muitos adolescentes que agem por impulso agora, que gostam de passar as noites em festas ou se preocupam apenas em quando será o próximo encontro com amigos, se tornarão ótimos adultos e pessoas responsáveis. 
Mas sei também que muitos serão atraídos pela vida "fácil" do crime, e das coisas erradas.
E eu espero realmente que essa segunda parcela seja mínima em relação a primeira.

Não podemos perder a fé no nosso futuro. E eu quero manter essa fé e imaginar que o futuro dessas crianças será bem melhor do que os dias de hoje.


Um Beijo. E até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário