quarta-feira, 26 de outubro de 2016

#FaçaSuaFesta: Organização.

Sempre sou chamada para ajudar na organização de festas das crianças da minha família, e festas em geral, seja um chá de bebê, de panela, aniversário, etc.
Amo fazer parte disso e organizar tudo. 
Festa de criança principalmente, afinal, quem não gosta não é mesmo ? É tudo tão lindo, as comidas são tão gostosas.

Enfim. Pensando nisso resolvi criar um quadro de postagens aqui no blog para ajudar você, mãe, tia, madrinha, amiga, irmã, qualquer pessoa que esteja planejando ou no intuito de planejar uma festa e está completamente perdida. 
Vale ressaltar que a minha experiência são com festas em casas, ou em salões que você tem que decorar ou pelo menos dar seu toque especial. Você pode organizar sozinha ou ter uma pessoa especializada para te ajudar, isso você é quem decide.

Farei vários posts sobre o assunto, desde o planejamento, preparativos, DIY de doces e decoração para acompanhar é só ficar ligadinha aqui no blog combinado.



PRIMEIRO DE TUDO
ORGANIZAÇÃO:

É muito óbvio, mas vejo muita gente se perdendo no caminho ou ficando desesperada por conta de todos os detalhes.
  • ·         Em primeiro lugar você deve definir a data da festa, se será em um fim de semana ou no meio dela, defina o horário de acordo com isso.

   Se a sua festa será na sexta-feira por exemplo, deve levar em contar que muita gente trabalha até às 18/19 horas, se for no domingo, muita gente não poderá ficar até tarde pois acorda cedo na segunda-feira, então pense em tudo isso na hora de definir data e horário.
·       
  •     Definida a data e o local, faça sua lista de convidados. Coloque primeiro as pessoas da sua família, os amigos mais próximos, se for festa do seu filho, os coleguinhas dele, etc. 

   Você não precisa chamar todos os seus "conhecidos", afinal de contas você irá gastar e compensa convidar apenas as pessoas que são realmente importantes para vocês, se você for chamar todos os seus vizinhos que você apenas cumprimenta na rua, ou a sua tia avó que você só vê em velório, complica não é mesmo? 
   As pessoas que não forem chamadas podem querer te cobrar depois, mas daí você pode lembrá-la quantas vezes durante esse ano ela visitou seu filho, ou se for um chá de panela ou algo assim, pergunte se ela sabe pelo menos a quanto tempo você e seu namorado estão juntos, não se preocupe com a opinião alheia, pense no que é melhor para você e seu bolso, e em ter por perto pessoas que te fazem bem e ficam felizes com a sua felicidade.



  • ·         Após isso tudo, decida o local. Será na sua casa mesmo? Casa de um familiar? Salão comunitário do seu bairro? Salão de Festas? Buffet? Pense em todas as possibilidades, e leve em conta o número de convidados que pretende chamar. Afinal você não quer 100 pessoas espremidas em um local que é feito para acomodar 50 não é?
  • ·         Se a festa for de criança, ou qualquer outra que precise de um tema, essa é a hora de definir o mesmo.
   Se for criança você deve conversar com ela e ver qual personagem ela prefere, mas deixe bem claro que não pode trocar depois (poder até pode, mas será mais trabalho para você mudar tudo novamente). Se for um bebê você pode escolher por ele.
  • ·         Defina seu orçamento. Nessa altura você já decidiu se sua festa será em casa ou salão, se comprará salgados e doces a parte ou se será buffet. Enfim, depois de tudo isso você pode pesquisar valores e definir seu orçamento, inclua absolutamente tudo o que você deverá pagar ou comprar. Desde copos descartáveis até serviços como fotógrafo, doces, etc.
   Nesse tópico também inclui o que será comprado, o que será contratado e o que será DIY. Pense também em o que você pode fazer, em que parte alguém pode te ajudar,

  Por hoje é só. Amanhã o post será sobre dicas de preparação. O que começar a fazer após definir todos os tópicos citados acima.
  Espero que tenham gostado e fiquem ligadas nos próximos posts. Quem sabe não consigo ajudar vocês.

Um Beijo. E até logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário